EN

Neotropica OrnitoLab – UFRPE

Início

Equipe

Pesquisa

Publicações

Coleção

Campo

 

Coordenador

Alexandre M. Fernandes

Alexandre tem ampla experiência de campo estudando aves no Brasil e sua linha de pesquisa tem foco em estudos de biogeografia, ecologia e conservação de aves neotropicais.

alexandre.mendesfernandes@ufrpe.br

Formação acadêmica

2014-presente: Professor e Curador da Coleção de Aves da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidadade Acadêmica de Serra Talhada.
2012-2014: Pós-doutorado no Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil e na Universidade de Gotemburgo, Suécia
Bolsista CNPq
2008-2012: Doutorado em Ciências Naturais, Universidade de Heidelberg, Alemanha
Bolsista CNPq
2006-2008: Mestrado no programa de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil)
Bolsista CNPq
2004-2006: Bolsista no projeto Avaliação e Monitoramento de Ecossistema Tropical (TEAM)
2003-2006: Auxiliar de Pesquisa na Coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil)
1998-2003: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

Pesquisadores associados

Carina Moura

Carina é pós doutoranda na Universität Göttingen, pesquisadora associada ao nosso grupo de pesquisa e tem interesse em evolução de espécies tropicais. Atualmente, está investigando efeitos da conversão de florestas naturais sobre a biodiversidade tropical usando DNA barcoding e metabarcoding. Carina foi co-orientada por Alexandre M. Fernandes durante o doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha.

Alunos atuais

Mestrado

Alyson Melo

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem vasta experiência em conservação e ecoturismo no Pantanal e na Amazônia. Coordenou diversos projetos de ecoturismo, incluindo o Programa de Ecoturismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); Jaguar Research Center, gerido pela ONG Tropical Nature e Programa de Ecoturismo em áreas indígenas, gerido pela ONG Conservation Strategy Fund – CSF. Como pesquisador, atuou na área de conservação de aves junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e foi membro do projeto TEAM (Tropical Ecology, Assessment and Monitoring Initiative), promovido pela ONG Conservação Internacional (CI). Também atuou como guia naturalista e em diversas consultorias relacionadas à implementação de projetos e cursos de capacitação em ecoturismo, análises de impacto ambiental e avaliação rápida para vários órgãos públicos e ONGs, como: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Wildlife Conservation Society (WCS), Conservation International (CI), Institutos de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Piaguçu-Purus e Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem interesse na área da conservação, biogeografia e bioacústica.

Josefa Inayara dos Santos Silva

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns. Atuou como pesquisadora colaboradora da Coleção Didática de Zoologia (CDZ- UPE). Foi integrante do grupo de pesquisa Vale do São José onde desenvolveu projetos de pesquisas com Aves de Rapina em áreas de Caatinga. Atualmente é aluna de mestrado no programa de Biodiversidade e Conservação da UFRPE e pretende investigar os efeitos da implementação de parques eólicos na diversidade de Aves de Rapina.

Verônica Lima da Silva

Bacharela em Ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Estuda aves desde 2013 e possui experiência com anilhamento, coleta de material biológico, procura e monitoramento de ninhos. Atualmente é aluna de mestrado no programa de Biodiversidade e Conservação da UFRPE, campus Serra Talhada-PE. Em seu trabalho de mestrado pretende investigar e descrever o perfil endócrino anual de hormônios esteroides sexuais em Antilophia bokermanni com foco na sua conservação.

Graduação

Allysson Vinícius de Lima Oliveira

Graduando no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST). Possui interesse na área de ecologia e, atualmente, desenvolve pesquisa sobre a partição de recursos alimentares entre quatro espécies de aves da Caatinga.

Giovanna Lopes Freitas

Giovanna é graduanda do bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, tem interesse nas áreas de ecologia, conservação e biogeografia.

Maria Eduarda Alves Ferreira

Aluna do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Possui interesse em Biogeografia e Conservação e é bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na qual está investigando conexões passadas entre os biomas Amazônia e Mata Atlântica através da modelagem de distribuição geográfica de diferentes espécies de aves co-distribuídas nos dois biomas e nos Brejos de Altitude da Caatinga.

Nathália Nascimento

Aluna do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Possui interesse em Biogeografia, Ecologia e Bioacústica. Já atuou como pesquisadora colaboradora nas pesquisas Mulheres Rurais nordestinas e desviantes (2017-2018) e Mulheres Rurais e Uso do Tempo (2018-2019), ambas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, desenvolve pesquisa com linhagens do bacurauzinho (Nannochordeiles pusillus) aplicando modelagem ecológica e análises de bioacústica como mecanismos para distinguir e reconhecer novas espécies, endêmicas e ameaçadas.

Rafael Salú Cavalcante

Aluno de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente está investigando os efeitos antrópicos na diversidade de aves de sub-bosque no Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP). Tem Interesse em etnobiologia e conservação.

Thais Nunes Magalhães

Thais é estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Tem interesse em biologia parasitária e atualmente está investigando a influência da umidade e efeitos antrópicos nos níveis de parasitas de sangue em aves da Caatinga.

Ângela Boaventura

Ângela é estudante de graduação em biologia e atualmente está desenvolvendo o projeto de monografia sobre diversidade de aves noturnas da Caatinga. O principal interesse em desenvolver esse projeto é sua curiosidade em conhecer mais sobre aves noturnas que são pouco estudadas, apesar de serem intrigantes, belíssimas, e terem grande importância ecológica.

Alunos egressos

Mestrado

Erasmo Andrade da Silva

Bacharel em Ciências Biológicas (2008-2013), mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2016-2018) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem experiência desenvolvendo projetos de ecologia e biogeografia e investigou durante o mestrado o efeito de mudanças climáticas na evolução do complexo de espécies Thamnophilus punctatus. Atualmente é aluno do doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e esta estudando os efeitos das mudanças climáticas e vulnerabilidade de extinção em espécies de "Répteis" amplamente distribuídos na América do Sul. mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2016-2018) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem experiência desenvolvendo projetos de ecologia e biogeografia e investigou durante o mestrado o efeito de mudanças climáticas na evolução do complexo de espécies Thamnophilus punctatus. Atualmente é aluno do doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e está estudando os efeitos das mudanças climáticas e vulnerabilidade de extinção em espécies de “Répteis” amplamente distribuídos na América do Sul.

Phillipe Knippel do Carmo Graça

Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco orientado por Alexandre Fernandes. Durante o mestrado investigou efeito da fragmentação florestal na assimetria flutuante de aves da Mata Atlântica e Amazônia. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estácio de Sá (2013). Possui experiência como analista ambiental com ênfase em análises de laboratório físico-químicas e bacteriológicas (águas, solos, alimentos e cosméticos) e licenciamento ambiental, além de ensino em ciências biológicas e educação ambiental.

Graduação

Aurea Palloma Bezerra Barbosa Veras

Bacharela em Ciências Biológicas, tem interesse voltado para a etnozoologia em comunidades quilombolas, com ênfase em etnoornitologia. Desenvolveu pesquisa sobre o conhecimento etnoornitológico de moradores de duas comunidades quilombolas do entorno da Unidade de Conservação Estadual Refúgio de Vida Silvestre da Serra do Giz, a fim de investigar o conhecimento etnotaxonômico, os conhecimentos etnoecológicos acerca da dieta alimentar, nidificação, comportamento reprodutivo, migração e comportamento social das aves do refúgio, bem como as relações socioculturais/socioafetivas entre os moradores e as aves, os aspectos referentes à sua utilização e as atividades cinegéticas nas comunidades, as concepções dos informantes em relação à conservação dessas e como ocorre o processo de aquisição e transmissão do conhecimento etnoornitológico nas comunidades.

Regina Carolina Ferreira de Souza Gomes

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. No projeto de monografia investigou níveis de hemoparasitismo em aves de diferentes fisionomias da Caatinga e foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Fotógrafos

Gabriel

Fotógrafo 1

Hélio

Fotógrafo 2

Colaborações

Luís Fábio Silveira

Curador das Coleções Ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), curador interino da coleção de Mastozoologia do MZUSP e professor colaborador no Departamento de Zoologia da USP. É pesquisador Nível 1A do CNPq e Editor-associado dos periódicos Ornithological Research, Zoologia, Papeis Avulsos de Zoologia, Biota Neotropica e Iheringia. É também membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Pesquisador Associado da World Pheasant Association (UK) e membro do Galliformes Specialists Group, da IUCN.

Jason T. Weir

Professor (University of Toronto) and Research Associate (Royal Ontario Museum, Department of Ornithology).

Michael Wink

Professor of Biology and Director at the Institute of Pharmacy and Molecular Biotechnology of Heidelberg University; Head of Biology Department. Editor of Diversity, Biotechnology Journal and Journal of Ornithology. Member of several editorial boards and scientific societies. Author of over 20 books and over 700 original peer-reviewed publications.

Mario Cohn-Haft

Ornitólogo especializado em aves amazônicas, com ênfase em biogeografia; pesquisador titular e Curador das Coleções Ornitológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Alexandre Aleixo

Pesquisador e curador das coleções ornitológica e de recursos genéticos do Finnish Museum of Natural History (LUOMUS) da Universidade de Helsinki (Finlândia), pesquisador licenciado do Museu Paraense Emílio Goeldi, pesquisador associado do Departamento de Ornitologia da Academia de Ciências Naturais da Universidade Drexel (EUA).

Urban Olsson

Professor of systematics and biodiversity at the Department of Biology and Environmental Science, University of Gothenburg and member of the Gothenburg Global Biodiversity Centre. Urban’s main research concerns evolutionary questions related to biogeography, taxonomy and systematics

Helder Farias Pereira de Araujo

Professor associado da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Biológicas.