EN

Neotropica OrnitoLab – UFRPE

Início

Equipe

Pesquisa

Publicações

Coleção

Guias

 

Coordenador

Alexandre M. Fernandes

Alexandre tem ampla experiência de campo estudando aves no Brasil e sua linha de pesquisa tem foco em estudos de biogeografia, ecologia e conservação de aves neotropicais. Editor – Journal of Ornithology (Tropical Ecology).

alexandre.mendesfernandes@ufrpe.br

Formação acadêmica

2014-presente: Professor e Curador da Coleção de Aves da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidadade Acadêmica de Serra Talhada.
2012-2014: Pós-doutorado no Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil e na Universidade de Gotemburgo, Suécia
Bolsista CNPq
2008-2012: Doutorado em Ciências Naturais, Universidade de Heidelberg, Alemanha
Bolsista CNPq
2006-2008: Mestrado no programa de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil)
Bolsista CNPq
2004-2006: Bolsista no projeto Avaliação e Monitoramento de Ecossistema Tropical (TEAM)
2003-2006: Auxiliar de Pesquisa na Coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil)
1998-2003: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

Pós-doc atuais

Érica Souza

Bióloga formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com mestrado em genética pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutorado em genética pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência em genética de população, filogenia, transcriptoma e análises genômicas de organismos neotropicais. Atualmente investiga a evolução de elementos ultraconservados em aves da mata Atlântica e Amazônia.

Alunos atuais

Mestrado

Alesson Soares

Biólogo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – Sede). Durante a graduação estagiou no Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e répteis (LIAR) dentro do Programa de Pesquisa em Biodiversidade Mata Atlântica (PPBio) - Recife PE. Atuou também como monitor de zoologia do Departamento de Zoologia na UFRPE - Sede, e bolsista no Programa de Ensino Tutorial em Ecologia (PET Ecologia), onde desenvolveu projetos de ecologia e educação ambiental. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (UFRPE / UAST).

Priscila Santos

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada - PE. Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Biologia/UAST (PET/SESu/MEC), estagiou como Monitora Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, e desenvolveu iniciação científica na área de Entomologia, investigando formas de controle alternativo de pragas agrícolas. Tem interesse em Entomologia, Zoologia de Vertebrados, Conservação, Ecologia Comportamental e Meio Ambiente. Atualmente é mestranda do Programa de pós graduação em Biodiversidade e Conservação (UFRPE/UAST)

Graduação

Ayanne Moura

Aluna de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente está investigando assimetria flutuante em Aves de Brejos de Altitude no Nordeste. Tem interesse nas áreas de conservação e ecologia.

Geovana Souza Sandes

Geovana é aluna de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). Possui interesse em parasitologia, ecologia e conservação de aves e atualmente investiga a prevalência de hemoparasitismo em aves em diferentes áreas de Brejos de Altitude do Nordeste do Brasil.

Josefa Karolyne Bezerra

Aluna de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). Possui interesse em ecologia, educação ambiental e conservação de aves e atualmente trabalha no projeto de extensão “Coleções biológicas como ferramenta para educação ambiental e conservação da Biodiversidade”

Larissa Ferreira

Aluna de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). Possui interesse em Zoologia, Entomologia e Conservação. Atualmente investiga a dieta de aves endêmicas de Brejos de Altitude do Nordeste do Brasil.

Rafael Salú Cavalcante

Formado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira (2015-2019). Atualmente é aluno de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Foi bolsista de iniciação cientifica onde investigou a biologia reprodutiva de populações ameaçadas do Bigodinho (Sporophila lineola) no Nordeste. Atualmente investiga a riqueza das espécies de aves do Parque Estadual Mata da Pimenteira, PE. Possui interesse em Biologia da Conservação, Etnobiologia, Zoologia de vertebrados, Biogeografia e Ecologia Comportamental.

Taciana Valeriano Duarte

Aluna de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). Atualmente está investigando assimetria flutuante de aves em Brejos de Altitude do Nordeste e trabalha no projeto de extensão “Coleções biológicas como ferramenta para educação ambiental e conservação da Biodiversidade”. Possui interesse em Biologia Evolutiva, Genômica, Biogeografia, Biologia Molecular, Evolutiva e Neurociências.

Alunos egressos

Mestrado

Alyson Melo

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2021-2023) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem vasta experiência em conservação e ecoturismo no Pantanal e na Amazônia. Coordenou diversos projetos de ecoturismo, incluindo o Programa de Ecoturismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); Jaguar Research Center, gerido pela ONG Tropical Nature e Programa de Ecoturismo em áreas indígenas, gerido pela ONG Conservation Strategy Fund – CSF. Como pesquisador, atuou na área de conservação de aves junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e foi membro do projeto TEAM (Tropical Ecology, Assessment and Monitoring Initiative), promovido pela ONG Conservação Internacional (CI). Também atuou como guia naturalista e em diversas consultorias relacionadas à implementação de projetos e cursos de capacitação em ecoturismo, análises de impacto ambiental e avaliação rápida para vários órgãos públicos e ONGs, como: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Wildlife Conservation Society (WCS), Conservation International (CI), Institutos de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Piaguçu-Purus e Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem interesse na área da conservação, biogeografia e bioacústica.

Erasmo Andrade da Silva

Bacharel em Ciências Biológicas (2008-2013), mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2016-2018) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem experiência desenvolvendo projetos de ecologia e biogeografia e investigou durante o mestrado o efeito de mudanças climáticas na evolução do complexo de espécies Thamnophilus punctatus. Atualmente é aluno do doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e esta estudando os efeitos das mudanças climáticas e vulnerabilidade de extinção em espécies de "Répteis" amplamente distribuídos na América do Sul. mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2016-2018) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem experiência desenvolvendo projetos de ecologia e biogeografia e investigou durante o mestrado o efeito de mudanças climáticas na evolução do complexo de espécies Thamnophilus punctatus. Atualmente é aluno do doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e está estudando os efeitos das mudanças climáticas e vulnerabilidade de extinção em espécies de “Répteis” amplamente distribuídos na América do Sul.

Josefa Inayara dos Santos Silva

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2021-2023) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Atuou como pesquisadora colaboradora da Coleção Didática de Zoologia (CDZ- UPE). Foi integrante do grupo de pesquisa Vale do São José onde desenvolveu projetos de pesquisas com Aves de Rapina em áreas de Caatinga. No mestrado no programa de Biodiversidade e Conservação da UFRPE investigou os efeitos da implementação de parques eólicos na diversidade de Aves de Rapina.

Phillipe Knippel do Carmo Graça

Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco orientado por Alexandre Fernandes. Durante o mestrado investigou efeito da fragmentação florestal na assimetria flutuante de aves da Mata Atlântica e Amazônia. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estácio de Sá (2013). Possui experiência como analista ambiental com ênfase em análises de laboratório físico-químicas e bacteriológicas (águas, solos, alimentos e cosméticos) e licenciamento ambiental, além de ensino em ciências biológicas e educação ambiental.

Verônica Lima da Silva

Bacharela em Ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre pelo programa de Biodiversidade e Conservação (2021-2023) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada com concessão de bolsa pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Estuda aves desde 2013 e possui experiência com anilhamento, coleta de material biológico, procura e monitoramento de ninhos. Em seu trabalho de mestrado investigou prevalência de hemoparasitismo em Antilophia bokermanni com foco na sua conservação.

Graduação

Aurea Palloma Bezerra Barbosa Veras

Bacharela em Ciências Biológicas, tem interesse voltado para a etnozoologia em comunidades quilombolas, com ênfase em etnoornitologia. Desenvolveu pesquisa sobre o conhecimento etnoornitológico de moradores de duas comunidades quilombolas do entorno da Unidade de Conservação Estadual Refúgio de Vida Silvestre da Serra do Giz, a fim de investigar o conhecimento etnotaxonômico, os conhecimentos etnoecológicos acerca da dieta alimentar, nidificação, comportamento reprodutivo, migração e comportamento social das aves do refúgio, bem como as relações socioculturais/socioafetivas entre os moradores e as aves, os aspectos referentes à sua utilização e as atividades cinegéticas nas comunidades, as concepções dos informantes em relação à conservação dessas e como ocorre o processo de aquisição e transmissão do conhecimento etnoornitológico nas comunidades.

Giovanna Lopes Freitas

Giovanna é graduada do bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, tem interesse nas áreas de ecologia, conservação e biogeografia.

Maria Eduarda Alves Ferreira

Foi aluna do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Possui interesse em Biogeografia e Conservação e foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na qual investigou conexões passadas entre os biomas Amazônia e Mata Atlântica através da modelagem de distribuição geográfica de diferentes espécies de aves co-distribuídas nos dois biomas e nos Brejos de Altitude da Caatinga.

Nathália Nascimento

Foi aluna do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Possui interesse em Biogeografia, Ecologia e Bioacústica. Já atuou como pesquisadora colaboradora nas pesquisas Mulheres Rurais nordestinas e desviantes (2017-2018) e Mulheres Rurais e Uso do Tempo (2018-2019), ambas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, desenvolveu a pesquisa de TCC com linhagens do bacurauzinho (Nannochordeiles pusillus) aplicando modelagem ecológica e análises de bioacústica como mecanismos para distinguir e reconhecer novas espécies, endêmicas e ameaçadas.

Regina Carolina Ferreira de Souza Gomes

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. No projeto de monografia investigou níveis de hemoparasitismo em aves de diferentes fisionomias da Caatinga e foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Ângela Boaventura

Ângela é formada em biologia e desenvolveu o projeto de monografia sobre diversidade de aves noturnas da Caatinga. O principal interesse em desenvolver esse projeto é sua curiosidade em conhecer mais sobre aves noturnas que são pouco estudadas, apesar de serem intrigantes, belíssimas, e terem grande importância ecológica.

Pesquisadores egressos

Carina Moura

Carina foi pesquisadora associada ao nosso grupo de pesquisa entre os anos de 2015-2022. Durante o pós doutorado na Universidade de Göttingen investigou efeitos da conversão de florestas naturais sobre a biodiversidade tropical usando DNA barcoding e metabarcoding. Carina foi co-orientada por Alexandre M. Fernandes durante o doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha.

Fotógrafos

Gabriel Príncipe Gomes

Estudante do ensino médio e fotógrafo de natureza desde 2017. Tem interesse em fotografar e registrar a diversidade de aves Neotropicais.

Hélio Francisco Leite

Hélio é natural de Serra Talhada e vive desde criança no distrito de Jatiúca, Santa Cruz da Baixa Verde/PE. Formado em Tecnologia da Informação e trabalha na área. Fotógrafo de natureza há alguns anos, mas iniciou a observação e fotografia de aves em 2016 e já fez diversos registros de relevância científica.

Colaborações

Luís Fábio Silveira

Curador das Coleções Ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), curador interino da coleção de Mastozoologia do MZUSP e professor colaborador no Departamento de Zoologia da USP. É pesquisador Nível 1A do CNPq e Editor-associado dos periódicos Ornithological Research, Zoologia, Papeis Avulsos de Zoologia, Biota Neotropica e Iheringia. É também membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Pesquisador Associado da World Pheasant Association (UK) e membro do Galliformes Specialists Group, da IUCN.

Jason T. Weir

Professor (University of Toronto) and Research Associate (Royal Ontario Museum, Department of Ornithology).

Michael Wink

Professor of Biology and Director at the Institute of Pharmacy and Molecular Biotechnology of Heidelberg University; Head of Biology Department. Editor of Diversity, Biotechnology Journal and Journal of Ornithology. Member of several editorial boards and scientific societies. Author of over 20 books and over 700 original peer-reviewed publications.

Mario Cohn-Haft

Ornitólogo especializado em aves amazônicas, com ênfase em biogeografia; pesquisador titular e Curador das Coleções Ornitológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Alexandre Aleixo

Pesquisador e curador das coleções ornitológica e de recursos genéticos do Finnish Museum of Natural History (LUOMUS) da Universidade de Helsinki (Finlândia), pesquisador licenciado do Museu Paraense Emílio Goeldi, pesquisador associado do Departamento de Ornitologia da Academia de Ciências Naturais da Universidade Drexel (EUA).

Urban Olsson

Professor of systematics and biodiversity at the Department of Biology and Environmental Science, University of Gothenburg and member of the Gothenburg Global Biodiversity Centre. Urban’s main research concerns evolutionary questions related to biogeography, taxonomy and systematics

Helder Farias Pereira de Araujo

Professor associado da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Biológicas.